O governo federal anunciou um investimento de 10 milhões de dólares em inteligência artificial para fortalecer o combate a fraudes no INSS. A nova tecnologia americana será usada para cruzamento de dados e identificação de irregularidades nos benefícios pagos pelo instituto, garantindo mais eficiência e segurança ao sistema previdenciário.
Com essa iniciativa, o governo pretende reduzir perdas bilionárias causadas por pagamentos indevidos e fraudes no INSS, garantindo que os recursos sejam destinados corretamente a quem realmente tem direito.
A inteligência artificial permitirá um monitoramento mais preciso, evitando que benefícios sejam concedidos indevidamente ou permaneçam ativos sem a devida comprovação.
A expectativa é que a ferramenta otimize a gestão da Previdência Social, tornando os processos mais rápidos e justos. Além disso, o uso da tecnologia ajudará a reduzir a sobrecarga de trabalho dos servidores do INSS, que frequentemente lidam com um grande volume de processos e análises manuais.
Fonte: CNN Brasil