Os servidores do INSS decidiram entrar em greve pedindo por melhores salários. Isso pode afetar a concessão de aposentadorias e outros benefícios como análises de seguro-desemprego e auxílio-doença.
Essa nova paralisação poderá afetar tanto quem trabalha presencialmente nas agências da Previdência Social, quanto os que estão em home office.
Depois de meses de tentativas sem sucesso de negociação com o governo federal, os servidores públicos federais do INSS decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.
De acordo com Terra, em três rodadas de negociações, o governo rejeitou todas as reivindicações e propôs medidas que enfraquecem a Carreira do Seguro Social. A postura do governo foi vista como uma tentativa de pressionar os servidores a desistirem, justificando a greve como resposta.
As reivindicações vão além de questões salariais, englobando também condições de trabalho e atendimento ao público, devido ao sucateamento do INSS, sistemas inoperantes e falta de equipamentos. A categoria busca uma reestruturação da carreira com proteção das atribuições específicas, para proteger a previdência social pública frente à terceirização crescente.
Estas são as pautas das revindicações:
1. Reconhecimento da Carreira do Seguro Social como estratégica, similar às carreiras de auditoria e fiscalização.
2. Plano de recomposição salarial.
3. Contra o congelamento da GAE.
4. Cumprimento do Acordo de Greve de 2022.
5. Contra o fim do TeleTrabalho.
6. Implementação da NT13.
7. Nível superior como critério de ingresso para técnicos do seguro social.
8. Melhoria dos processos de trabalho e atendimento à população, visando a redução da fila da Previdência.
Melhoria no atendimento
Mesmo diante de condições precárias, os servidores têm conseguido melhorar a prestação de serviços à população. Em junho de 2023, 1.794.449 pessoas aguardavam por algum benefício, mas esse número caiu para 1.363.954 em maio de 2024, segundo dados do Ministério da Previdência.
De acordo com uma reportagem da Globo News em 03 de julho, o sistema operacional do INSS apresentou 67 falhas entre 1º de janeiro e 20 de junho de 2024. Apesar dessas dificuldades, os servidores têm conseguido reduzir a fila da Previdência.
Para se manter informado ou tirar suas dúvidas fale conosco.
📲 WhatsApp: (21) 9 6015-0254
📍Rua Conde de Bonfim, 344 – Bloco 2, sala 807 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ