Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, anunciou que até junho deste ano todas as perícias médicas do INSS serão realizadas pela internet, através do sistema Atestmed.
Esse sistema irá substituir as perícias presenciais, permitindo o envio online de atestados e laudos médicos para solicitações de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.
Atualmente, metade da demanda por perícias já é atendida pelo Atestmed, embora muitas pessoas ainda prefiram marcar presencialmente. O Astemed foi criado para simplificar o processo e tornar a concessão de benefícios mais ágil.
O segurado pode acessar o aplicativo do INSS, fazer o pedido de benefício por incapacidade e anexar o atestado médico. A concessão do benefício, segundo o INSS tem sido mais rápida do que o processo tradicional de perícia médica.
Em janeiro, o tempo médio de espera para esses pedidos foi de 46 dias, em comparação aos 69 dias do ano de 2023. O objetivo é reduzir esse prazo para 30 dias até o final de deste ano.
Além disso, o ministro também mencionou a implantação da telemedicina, prevista na lei sancionada pelo presidente Lula no ano passado. Essa medida será adotada em cidades com poucos médicos peritos ou com longos tempos de espera.
O funcionamento será o seguinte: o segurado se dirigirá a uma agência do INSS, onde será atendido em uma cabine com acesso à internet. Os testes para esse modelo começarão em março, com a expectativa de estar plenamente implementado até o final do ano.
Em caso de dúvidas e mais informações fale conosco:
WhatsApp: (21) 9 6015-0254
Rua Conde de Bonfim, 344 – Bloco 2, sala 807 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ