A aposentadoria por é um benefício devido ao trabalhador incapaz de exercer qualquer atividade, e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, conforme a avaliação da perícia médica do INSS. Mas dor nas costas está entre estes problemas que causam a invalidez?
Dor nas costas pode manifestar-se de diversas maneiras, desde desconfortos musculares até problemas crônicos sérios, como a hérnia de disco.
Quando a dor nas costas se intensifica a ponto de incapacitar alguém, impossibilitando a continuidade no trabalho permanentemente, a aposentadoria por invalidez pode ser uma alternativa a considerar.
Caso a pessoa esteja totalmente incapaz de trabalhar, seja por problema nas costas ou demais questões, ela pode ter direito à aposentadoria por invalidez. Neste benefício, a aposentadoria é imediata e permanente, pois a sua condição não permite que retorne ao trabalho.
Porém, ter uma doença ou condição de saúde não garante automaticamente a aposentadoria; uma avaliação médica do INSS é necessária para determinar se a condição impede realmente o trabalho. Após a avaliação médica, o trabalhador deverá solicitar sua perícia
online através do Atestmed, o passo a passo você encontra
aqui.
Além disso, é necessário é ter qualidade de segurado, ou seja, ter contribuído para o INSS por um período mínimo de 12 meses.
Portanto, quem tem problema na coluna pode se aposentar através da aposentadoria por invalidez?
A resposta é sim, desde que essa dor motive uma incapacidade permanente para a atividade do trabalhador e ele preencha as demais condições para ter acesso a esse tipo de aposentadoria.
Em caso de dúvidas e mais informações fale conosco:
WhatsApp: (21) 9 6015-0254 ou no link da Bio
Rua Conde de Bonfim, 344 – Bloco 2, sala 807 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Fontes: www.migalhas.com.br/depeso/396001/dor-nas-costas-pode-se-aposentar-no-inss