O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um documento super importante para a sua aposentadoria.
Este documento traz todo o seu período de contribuição. No extrato de contribuições CNIS, ficam armazenadas suas informações sobre o tempo de contribuição de cada trabalhador. Detalhando a empresa em que trabalhou, o período e suas contribuições.
Portanto, se as informações estiverem incorretas, você pode ter dificuldade de se aposentar.
Na prática, o CNIS deve ser o reflexo da sua vida trabalhista/previdenciária. Ou seja, o CNIS deve conter um resumo de todos os seus vínculos de emprego e contribuições para o INSS para embasar pedidos de aposentadoria ou outros benefícios previdenciários.
Porém, nem sempre o CNIS estará 100% correto. O CNIS pode não trazer a data de saída de uma empresa ou também informar que o trabalhador possui períodos extemporâneos, no qual terá que comprovar que houve efetivamente uma atividade. Estas são as chamadas inconsistências do CNIS.
O que fazer quando o CNIS está errado?
Verificar e corrigir as inconsistências do CNIS é um dos passos mais importantes que antecede o pedido de aposentadoria. Além de corrigir informações, em certos casos também é possível ganhar mais tempo de contribuição com o acerto do seu extrato. Assim, se for o caso, é bem vantajoso pedir a retificação de CNIS por meio de uma assessoria previdenciária como da YouPrev.
Alguns documentos podem ser solicitados para correção do CNIS como:
- Carteira de trabalho;
- Comprovantes: alistamento militar, trabalho rural e trabalho como menor aprendiz;
- Guia da Previdência Social;
- Cópia de processo trabalhista: se for necessário.
Por isso da importância de consultar um advogado previdenciário ao dar início no processo de aposentadoria. Analisamos o seu extrato do CNIS e levantamos o que pode ser benéfico para sua aposentadoria baseado em seu histórico de trabalho e nos documentos apresentados.