• Categoria do post:Aposentadoria
Você está visualizando atualmente É possível acumular benefícios do INSS?
Existem benefícios do INSS que podem ser acumulados. Porém, há regras que precisam ser analisadas.

Você sabia que existem alguns benefícios do INSS que podem ser cumulativos?

Sim, é possível combinar diferentes modalidades de benefícios previdenciários como, por exemplo, ter mais de uma aposentadoria. Isso é permitido com a contagem recíproca que é o direito de somar o tempo de contribuição acumulado em regimes diferentes.

Assim, aquele que contribuiu, concomitantemente, para os dois regimes, e ainda, cumprir demais requisitos exigidos por lei, poderá se aposentar nos dois regimes.

Mas é claro, as regras variam de acordo com cada situação e ainda, de acordo com cada estatuto.

Mas e a pensão, pode ser somada com a aposentadoria?

Sim, é possível receber pensão por morte juntamente com aposentadoria, mas cuidado, é preciso analisar cada caso e seguir as novas regras de acumulação.

A reforma da previdência (Emenda Constitucional 103) trouxe mudanças, inclusive no valor do benefício limitado ao teto previdenciário. Portanto, não é possível ter duas aposentadorias do mesmo regime previdenciário.

Existem exceções que permitem a combinação de benefícios, garantindo o recebimento integral do benefício mais vantajoso e uma fração do outro. As situações permitidas são de acordo com PrevSite são:

  1. Pensão por Morte do RGPS e Outro Regime: É possível receber integralmente uma pensão por morte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e uma parte de outra pensão por morte proveniente de um regime de previdência diferente ou de benefícios relacionados a serviços militares, conforme os artigos 42 e 142 da Constituição.
  2. Pensão e Aposentadoria do RGPS: Também é permitido acumular uma pensão por morte do RGPS com uma aposentadoria do mesmo regime ou de um regime próprio, além de proventos de inatividade militar.
  3. Aposentadoria do RGPS e Pensão de Outro Regime: Uma aposentadoria do RGPS pode ser acumulada com uma pensão por morte de um regime próprio de previdência ou com proventos militares.

Essas regras visam equilibrar a sustentabilidade do sistema previdenciário (INSS) com o suporte aos beneficiários. A acumulação de benefícios é um tema complexo e relevante, considerando especialmente o envelhecimento da população do Brasil e os desafios fiscais enfrentados pelo nosso país.

A reforma da previdência de 2019 trouxe mudanças significativas, incluindo a introdução de uma idade mínima para aposentadoria e a alteração no cálculo dos benefícios, visando a longevidade do sistema.

Para mais informações sobre previdência fale conosco:

WhatsApp: (21) 9 6015-0254

📍Rua Conde de Bonfim, 344 – Bloco 2, sala 807 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Redação YouPrev

A Youprev Assessoria Previdenciária faz um estudo prévio e verifica qual a melhor regra de transição, garantindo uma aposentadoria mais vantajosa para nosso cliente. Com sede na capital do Rio de Janeiro, efetuamos atendimento individualizado e sigiloso, esclarecendo dúvidas e orientando nossos clientes a fim de proporcionar tranquilidade e comodidade na obtenção de benefícios previdenciários.