Acontecem várias situações em que o segurado tem seu benefício de aposentadoria negada injustamente, mesmo tendo o direito. Muitas vezes esse segurado solicita o benefício sem antes consultar um advogado, e por conta de documentações, análise dos requisitos, entre outros fatores, o INSS nega o pedido.
O primeiro passo após esta negativa é o segurado entrar com recurso para contestar a decisão do INSS e analisar qual foi a razão da negativa.
Para isso, é importante ter em mãos a carta de comunicação de decisão do INSS. Nela é informado o motivo do indeferimento. É recomendado ainda analisar o processo administrativo, que pode ser obtido diretamente pelo site Meu INSS.
O recurso administrativo é feito no próprio INSS. O prazo para dar entrada com o pedido é de até 30 dias após receber a comunicação do indeferimento (negativa).
O agendamento do recurso pode ser feito pelo telefone 135 ou pela internet, no portal Meu INSS.
Como funciona o recurso?
No recurso, é importante anexar um documento com as razões pelas quais não concorda com a decisão e, ainda, juntar a documentação que comprova as alegações.
Segundo o INSS, os documentos básicos necessários para realizar o recurso são: documentos pessoais do interessado; listagem dos motivos, de acordo com a legislação, pelos quais o cidadão discorda da decisão do INSS.
Após realizado o agendamento, o processo será encaminhado à Junta de Recurso do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). Nesse caso, o trabalhador poderá acompanhar o andamento pela internet.
Saiba que a YouPrev te auxilia na documentação necessária, bem como a escolher o melhor momento de realizar o pedido de aposentaria, evitando que o pedido seja negado.
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